segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

O menino do pijama listrado



O menino do pijama listrado

Bruno é um garoto de nove anos que tem uma vida abastada em Berlim, e subitamente tem que se mudar para outro lugar, o campo de Haja-Vista, um local mais longe, menor, mais feio e sem seus melhores amigos. Apenas com sua irmã, o que ele considera um Caso Perdido. Ao chegar lá, ele tenta convencer o pai a voltar para Berlim, mas o pai é um comandante da guarda alemã e tem uma missão naquele local que ele não sabe qual é, mas sabe que foi indicada pelo Fúria(qualquer semelhança com Führer não é mera coincidência). Sozinho em casa, Bruno decide passear pela redondeza e conhece um garoto da sua idade, que mora do outro lado da cerca com centenas de pessoas e usa sempre um pijama listrado igual a todo mundo. Bruno não entende por que, e na sua inocência acha que as pessoas devem se cansar de usar todos os dias as mesmas roupas. Ele também não entende porque Schmuel, seu novo amigo, está sempre com fome, tem aparência cinza e está cada dia mais magro. No íntimo, ele queria estar no lugar de Schmuel, porque ele tem centenas de crianças para brincar, quanto a Bruno, ele não tem ninguém, a não ser Schmuel, mas este não pode passar para o lado de cá da cerca. A partir daí, Bruno começa a visitar o amigo diariamente, e os dois trocam confidências, contam histórias um para o outro e aprendem sobre suas vidas, mas não conseguem entender porque há esta grande diferença entre eles. Um ano depois, Bruno já tinha acostumado à nova vida em Haja-Vista, com seu novo amigo, mas seu pai chama sua irmã e ele para seu escritório para conversar, seu pai decide mandar Bruno, sua irmã e sua mãe de volta para Berlim. Bruno fica triste e não sabe como dar a notícia ao seu amigo de que vai embora. No último dia que Bruno vai visitar seu amigo, eles decidem fazer uma aventura, o objetivo era procurar o pai de Schmuel que havia sumido claro que eles não sabiam que os soldados haviam matado o pai de Schumel com os outros Judeus. Bruno veste um pijama igual o de Schumel, ele passa por debaixo da cerca e eles seguem para as cabanas onde ficam os outros Judeus. Os soldados confundem Bruno com os meninos e o tranca junto a eles nas cabanas. Após esse dia Bruno não foi mais visto, seus pais começaram uma busca por ele. Ao passar dos meses ate completar um ano, o pai de Bruno achou as roupas dele encostadas a cerca onde ele tinha se trocado para vestir o pijama listrado.

9 comentários:

  1. Vi o filme no inicio desse ano e fiquei simplesmente estupefata com o final. Ainda estou criando coragem para ler o livro porque chorei feito louca com o filme.
    Parabéns pela resenha e uma´semana bem boa de leitura pra vc!

    ResponderExcluir
  2. quando eu li esse livro .. pensei que ele era um pouco devagar .. não tinha muito ação nele .. mas ao decorrer da leitura .. as coisas foram criando vida e fiquei mais assustado com cada parágrafo(apesar de eu ter lido e visto bastante filme sobre a época Hitler) .. o final é que me chocou muito .. me coloquei no lugar de Bruno e tipo assim .. eu fiquei muito triste ..
    bjbj
    =]'

    ResponderExcluir
  3. 1 - Adorei a resenha, quero ler esse livro!!

    2 - Ainda to na praia.

    3 - Ontem tava procurando e achei um ponto de acesso de internet com o nome DULCI e tentei entrar, só que tinha senha, e adivinha qual eu chutei? DULCI!! E era essa senha (que burra!!) e agora to roubando internet dela!! Hahaha.

    4 - Ainda to com saudades, mas agora tenho net na praia!!!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Esse livro é realmente muito bom não é ?? hsus' o começo é meio lerdinho .. mas o final é digno de aplausos, ainda não assisti o filme porém pretendo assistir em breve .. !
    Beijoos
    Carol {SobreUmLivro}
    PS: adorei a resenha

    ResponderExcluir
  5. Oi Babi.. q coisa feia roubando internet.. mas vc ta pertinho de mim assim msm rsrsrs .. obrg por visitar e ter lido a resenha ..boas férias .. aproveite bastante .. saudades tbm .. bjbj =]'

    Oii Caroline.. obrg por visitar meu blog .. o livro e bom msm mas tbm e mt triste .. bjbj
    =]'

    ResponderExcluir
  6. Ahh, que demais! O personagem principal com o meu nome... SUHAUHS Mas não sei se eu entendi... Você contou o livro todo? kkkkk Ou tem mais coisas? Eu quero muito ler! \o/

    Abraços,

    Bruno - minhaestante.com

    ResponderExcluir
  7. rsrsrs' Bruno .. eu resumi o livro .. tem apenas 186 páginas.. mas é uma boa dica ..
    abraço

    =]'

    ResponderExcluir