quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

O monge e o executivo



(Oii gentee.. como neste ano de 2011 vou começar o curso de Administração, eu peguei um livro que bate com a área em que eu estudarei .. este livro o próprio título já diz tudo .. ele fala sobre a liderança .. como devemos nos agir no nosso ambiente de trabalho .. não ser melhor ou pior do que as outras pessoas que trabalham conosco .. não misturar o ambiente familiar com o profissional .. eu aprendi muito com ele e esperou exercer um ótimo serviço na empresa em que suspostamente trabalharei quando terminar minha faculdade.. agora se divirtam e aprendem com a resenha que eu criei deste maravilhoso livro ..)

O monge e o executivo – Uma história sobre a essência da LIDERANÇA

 John é um superocupado gerente-geral de uma grande indústria. Ele casa com Rachel, e tem muitas dificuldades em ter seu primeiro filho, então ele e Rachel decidem adotar um garoto quando este mesmo tinha acabado de nascer e lhe dado o mesmo nome do suposto pai John. Dois anos depois, nasci Sara uma menina linda que para todos como John Jr. é um “milagre”. John tem alguns problemas na sua vida pessoal e profissional, então ele decide ir passar uma semana inteira em um mosteiro e lá conhece o irmão Simeão, que este mesmo no passado era um grande empresário e de uma hora para outra havia sumido, alguns diziam que ele tinha se escondido de todos pelo fato de sua mulher ter morrido. Eles aprendem o significado e a diferença entre ‘Poder’ e ‘Autoridade’. Nos mostra também que quem quiser liderar alguma coisa ou uma empresa pegando como exemplo temos que aprender a servir primeiro. Como devemos nos agir no nosso ambiente de trabalho, tratar bem nossos clientes e empregados para que a empresa não vá à falência, como amor afeta não só o nosso lar, mas sim também o nosso ambiente de trabalho mostrando que com esse sentimento acatamos alguns gestos como Paciência, Humildade e Respeito, entre outros. O mais destacado entre eles foi Humildade, como ser humilde com as pessoas, pelos erros cometidos já que somos meros humanos e não máquinas, aprendendo com nossos erros, não desprezar uma pessoa por ela ser de uma classe social diferente porque quando nascemos, um par de mãos nos tirou de dentro do ventre da nossa mãe, quando aprendemos a dar os primeiros passos outros pares de mãos nos ajudaram, outros pares de mãos recolhem nosso lixo de nossas residências, cultivam nossos alimentos, não conseguimos viver em um mundo como o nosso sozinhos, mesmo sem percebermos somos ajudados. Também é comentado que existem quatro estágios a serem passados:
1º Inconsciente e sem habilidade;
2º Consciente e sem habilidade;
3º Consciente e habilidoso;
4º Inconsciente e habilidoso.

Ao fim da semana, John avia aprendido bastante sobre liderança e tinha percebido como ele não estava agindo corretamente na vida profissional e familiar. Ele se despediu de Simeão e esperou Rachel no estacionamento, quando ele a avistou, ele abraçou sua mulher como não avia feito isso á tempos.

2 comentários:

  1. Não fiz faculdade de administração, mas considero a liderança importante em qualquer que seja a área e acredito que algumas pessoas já nascem para liderar e outras para ser lideradas. Sim Felipe tem gente que só funciona se alguém "manda" fazer alguma coisa, então uma dica que eu deixo para você não espere que te mandem fazer anda seja pró-ativo, pois isso conta muito. Li esse livro ano passado eu acho e adorei, até escrevi um post no blog sobre uma passagem que eu achei legal, aquela que fala sobre o determinismo...É isso. Beijos e obg pelo carinho com o meu blog!

    ResponderExcluir
  2. Oi Crys
    eu que agradeço .. eu aprendi mt com esse livro .. sei que a liderança não abrange somente a aera da administração e sim todas sas areas.. eu espero vencer na vida e n vou desistir .. mais uma vez obrg por sempre estar presente no meu blog ..
    bjbj te amu

    =]'

    ResponderExcluir